loader

Alunos brasileiros são campeões de competição internacional de matemática

Dois jovens alunos brasileiros super talentosos acabam de levar os dois primeiros lugares em uma competição internacional de matemática, a World Mathematics Team Competition (WMTC). Davi Aguiar, de 12 anos, e Vitor Marnianelli, de 11 anos, ganharam medalha de ouro e prata, respectivamente.

A competição, que envolveu diversos países, abrangeu três categorias, de acordo com as etapas de ensino, sendo elas: nível júnior (alunos do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental), intermediário (alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental) e avançado (alunos do Ensino Médio).

“Acima de tudo, eles têm um dom e, somado a isso, o interesse e o esforço. É um desafio que dá propósito à jornada escolar deles”, explicou o professor de matemática Emilio Assemany, que também foi o mentor dos alunos na preparação para a competição.

Talentos da Matemática

A competição foi dividida em três rodadas, incluindo provas individuais, em dupla (revezamento) e em grupo.

E os capixabas, Davi e Vitor se mostraram verdadeiros talentos quando o assunto é a Matemática.

Davi está no 8º ano da escola e foi adiantado devido ao desempenho cognitivo que tem. Ele levou o ouro na prova individual e troféu de prata na prova em grupo, em uma competição com outros 300 estudantes do mundo.

Já Vitor está no 5º ano e estuda matemática avançada com a turma do 6º ano. Ele competiu no nível júnior e ganhou medalha de prata na rodada individual e troféu de ouro na disputa em dupla.

A competição foi realizada entre os dias 15 e 17 de setembro na Universidade de Campinas, em São Paulo e reuniu jovens estudantes de diversos países.

Evolução e conhecimento

Para as mães dos alunos, ver a evolução do conhecimento dos jovens é algo grandioso e um grande motivo de orgulho.

A mãe de Davi, Mayte Aguiar, comemorou o sucesso do filho e reforçou os benefícios da vitória para além da competição, em si. Para ela, o evento colabora para a evolução do filho.

“Estamos muito felizes por essa vitória, porém, mais felizes ainda pelo processo de evolução no conhecimento. Como pais, nossa função é dar todo suporte para que ele desenvolva suas habilidades de forma segura e feliz, deixando sempre claro que ele é amado pelo que é, e não por suas conquistas”, destacou.

Já a mãe de Vitor, Melissa Marianelli, lembra que o filho sempre foi fascinado por matemática.

“Desde muito novinho notei o interesse dele por matemática e ele se destacou na Escola com suas habilidades nas atividades. Sempre vi resultados maravilhosos dele na disciplina e ele tem estudado em turmas avançadas”, contou.

O professor Emilio também elogiou os garotos.

“São dois alunos excepcionais, com talento elevado e um gosto impressionante pela matemática. Foram treinamentos individualizados, após o horário regular das aulas. Fizemos diversos exercícios com temas variados, de olimpíadas de outros países, além de avaliações e problemas específicos para preencher as lacunas e potencializar as habilidades de cada um”.

Comentários