loader

Brasil ultrapassa a marca de 100 milhões de vacinados com a 1ª dose

O Brasil ultrapassou nesta sexta-feira, 30, a marca de 100 milhões de pessoas vacinadas ao menos com a primeira dose contra a covid, ou seja, quase metade da população. A porcentagem da população com imunização completa contra o vírus, entretanto, não passa dos 20%. Entretanto, com os desafios das novas variantes e o anúncio de São Paulo de transição para uma reabertura, especialistas apontam possíveis desafios para um futuro próximo.

É o que afirma José Luiz de Lima Filho, médico e diretor do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (LIKA) da UFPE. Segundo ele, a marca dos 100 milhões não protege a população por se tratar apenas de brasileiros parcialmente imunizados. “Esta situação favorece o surgimento de variantes muito mais infectantes, podendo favorecer novas ondas de infecção, como já está ocorrendo em outros países.”

Apesar disso, o Brasil já pode ver os efeitos da vacinação em curso. Para Mônica Levi, presidente da Comissão de Revisão de Calendários e Guias da SBIm, a diminuição do número de novos casos e internações é reflexo do avanço na imunização dos brasileiros, mas ainda pouco significativo. “A marca dos 100 milhões não quer dizer nada. Esse número tem que ir para um patamar de porcentual da população adequadamente vacinada que beire algo em torno de 70%.” Ela se diz contente com o avanço da imunização, mas que o que interessa é “a proteção completa”.

Comentários