loader

Onda de calor: Brasil é um dos lugares mais quentes do mundo nesta semana, aponta instituto

O Brasil tem registrado aumento nas temperaturas em diversas regiões em função de uma onda de calor que atingiu o país e, nesta semana, se tornou um dos lugares mais quentes do planeta, conforme levantamento do Climate Reanalyzer, do Instituto de Mudanças Climáticas, da Universidade de Maine, nos Estados Unidos. Nessa segunda-feira (25), o município de São Romão, no Norte de Minas, registrou 43º C, a maior do território brasileiro. A previsão é de que nesta quarta (27), a situação continue.

O mapa mostra que cidades da região Centro-Oeste têm registrado temperaturas próximas dos 45°C, incanda por uma área branca. As cidades de Porto Murtinho (MS), e Cuiabá (MT), registraram 42.9°C e 42°C respectivamente, conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com o professor de Geografia, Lucas Oliver, o aumento das temperaturas está associada a fatores como a influência do El Niño, que provoca o aquecimento das águas do Oceano Pacífico. O fenômeno faz com que uma massa de ar quente chamada de Tropical Continental ganhe força e bloqueie as frentes frias que sobem para o interior do país.

Além disso, o país vive o ‘verão térmico’, época do ano em que época em que naturalmente são registradas as maiores temperaturas do ano. Segundo ele, já havia uma perspectiva de recorde de calor, mas está acontecendo uma anomalia térmica, quando os termômetros registram até 5°C acima da média.

Comentários