loader

Presidente da Conmebol diz que abertura da Copa de 2030 será no Uruguai

O presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, informou por meio de sua conta pessoal do Twitter que a abertura da Copa do Mundo de 2030, que marcará o centenário da competição, vai acontecer “onde tudo começou”, ou seja, no Uruguai. 

Em entrevista coletiva, o dirigente afirmou que o Mundial começará na América do Sul, com três sedes: Uruguai, Paraguai e Argentina; e o restante da competição na Europa e África, também em três países: Espanha, Portugal e Marrocos. 

“Mais detalhes serão dados pela organização e pela própria Fifa. Mas é um feito histórico, e a Conmebol está feliz. Estamos honrando a memória dos que nos antecederam. Hoje estamos à altura de agradecer de volta a confiança que a Fifa e nossos colegas nos deram nessa data histórica”, disse Dominguez. 

A princípio, a sede da Copa do Mundo de 2030 seria anunciada no 74º Congresso da Fifa, em 2024. Porém Dominguez adiantou a informação, em coletiva.

“As três partidas inaugurais [da Copa] serão aqui. Vai começar pelo Uruguai, e depois a Fifa dará mais detalhes com respeito a como será em Argentina e Paraguai. Reitero que a decisão já está tomada de todas as formas, e a Fifa agora tem que fazer o trabalho para que as cidades-sede cumpram com os requisitos para serem sedes de um Mundial.”

A Fifa confirmou o anúncio. A entidade afirma que, por unanimidade, a única candidatura para a sede será a do trio “Marrocos, Portugal e Espanha”, mas que haverá uma cerimônia única em Montevidéu e três partidas nos três países sul-americanos.

“Uma celebração acontecerá na América do Sul e Uruguai, Argentina e Paraguai organizarão uma partida cada na Copa do Mundo Fifa 2030. A primeira dessas três partidas será, obviamente, disputada no estádio onde tudo começou, no mítico Estádio Centenário de Montevidéu, justamente para comemorar a edição centenária da Copa”, explicou o presidente da entidade, Gianni Infantino, em nota.

E acrescentou: “Em 2030, teremos uma presença global única, três continentes – África, Europa e América do Sul –  e seis países – Argentina, Marrocos, Paraguai, Portugal, Espanha e Uruguai – acolhendo e unindo o mundo”.

Infantino ainda exalta a união entre África e Europa para a sede da competição. Para ele, não é apenas “uma celebração do futebol, mas também no fornecimento de uma coesão social e cultural única. Que grande mensagem de paz, tolerância e inclusão”. 

Copa do Centenário

A Copa de 2030 marca o centenário da competição. O primeiro Mundial da história foi em 1930 no Uruguai. O estádio Centenário, que fica em Montevidéu, capital da nação, foi palco de dez partidas da competição, incluindo a grande final entre os donos da casa e a Argentina. O Uruguai foi campeão ao vencer por 4 a 2 a decisão. 

Comentários