loader

CNJ abre processo e afasta temporariamente desembargador da carteirada

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu, nesta terça-feira (25/8), abrir um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra o desembargador Eduardo Siqueira, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), que foi filmado humilhando guardas municipais durante abordagem por não usar máscara de proteção contra o coronavírus.

Por unanimidade, o colegiado seguiu o voto do relator, o corregedor nacional Humberto Martins, pela abertura do processo e também pelo afastamento temporário de Eduardo Siqueira.

Segundo Martins, o desembargador teve uma conduta “agressiva, abusiva e autoritária” ao ser abordado pelos guardas municipais. “Todos são iguais perante a lei. Temos que honrar uns aos outros. Não podemos conviver nesse mundo achando que somos melhores que os outros. A conduta do desembargador é manifestamente ilegal”, disse.

Essa foi a primeira fase de análise no CNJ. Posteriormente, o conselho vai analisar as punições que serão aplicadas contra Siqueira. Ele poderá levar desde uma advertência, que é a consequência mais simples, até a aposentadoria compulsória – neste caso, o desembargador terá que esperar três anos afastado antes de poder advogar no juízo ou tribunal onde atuava.

Comentários