loader

Grupo distribui abraços, doces e mensagens de apoio em ação contra depressão no AC

Um grupo de voluntários distribuiu abraços, doces e mensagens de apoio em uma ação contra a depressão e o suicídio, neste sábado (21), em Rio Branco. O grupo esteve na Praça da Revolução e desceu para o Parque da Maternidade, em frente ao Terminal Urbano.

A iniciativa é do projeto “Por uma Nação Viva”, que desenvolve várias atividades de cunho social e de prevenção ao meio ambiente.

O grupo, que conta com pelo menos 70 voluntários, faz ações durante todos os finais de semana, em diferentes atos solidários na capital, desde a distribuição de abraços ao recolhimento de lixo das ruas.

“Tentamos conscientizar a galera contra a depressão. Temos o panfleto explicando o que é depressão e o que é o Setembro Amarelo. Temos pessoas conosco que sabem o que é isso e vão dar o relato delas para as pessoas”, diz Brunno Monteiro, de 24 anos, um dos coordenadores do grupo.Ação ocorreu neste sábado (21), no Centro de Rio Branco — Foto: Brunno Monteiro/Arquivo pessoal

A ação deste sábado é em alusão ao Setembro Amarelo, que marca a luta contra a depressão e o suicídio. Os voluntários distribuíram kits com panfletos e balas, além de abraços e cartazes de incentivo.

“Somos um grupo de jovens que decidiu fazer ações sociais e tentar ajudar de alguma forma. Distribuímos os kits e os abraços como forma de alertar a galera e tentar evitar o suicídio”, pontua.

Preparo

Antes da atividade, os voluntários envolvidos na ação tiveram orientação com duas psicólogas do município para entender mais sobre depressão e ansiedade, além de saber acolher essas pessoas.

“Eles nos ajudaram com algumas coisa. As psicólogas nos deram orientações do que fazer e como fazer”, explica Bruno.

Como o projeto nasceu

A primeira ação do grupo foi o de recolher o lixo na região do Centro, seguida de uma caminhada até a ponte metálica e, de lá pra cá, eles vêm fazendo pequenas ações e vão crescendo aos poucos.

“A princípio, nossa ideia era fazer ações em prol da natureza, mas resolvemos abranger mais pessoas. Começamos a fazer ações sociais como ajudar moradores de rua, crianças carentes, fazer visitas em hospitais e ajudar de uma forma geral”, explica Monteiro.

Para o resto do ano, ainda estão previstas atividades voltadas ao meio ambiente e Dia das Crianças.

Comentários