loader

Governo reinaugura biblioteca pública e devolve o nome de Adonay Santos ao local

O governador Gladson Cameli conseguiu emocionar a família Santos, uma das mais tradicionais do Acre, ao reinaugurar, na manhã desta terça-feira (15), não por acaso Dia do Professor, a Biblioteca Pública do Estado, fechada desde o governo passado e que a atual administração estadual reconstruiu nos últimos oito meses, com investimentos da ordem de R$ 1 milhão. Não que o governador tenha feito salamaleques para a família, mas apenas, por dever de justiça, mandou devolver ao local de origem o monumento no qual o nome da biblioteca – “Adonay Barbosa dos Santos”, dado no governo Romildo Magalhães, logo após a morte do homenageado, em 1992 – estava registrado.

Não se sabe o motivo, no governo petista de Binho Marques, o busto com o nome do homem que emprestou seu nome ao estabelecimento foi literalmente retirado do local original e jogado numa sala qualquer, como fosse uma peça sem importância. “Fiquei tão revoltada com aquilo que decidi vir aqui pegar o busto com o nome do meu marido e levei para casa”, disse, no ato da inauguração, a viúva de Adonay Santos, empresária Valdísia Santos, a mais emocionada com a reinauguração. Ela compareceu ao ato acompanhada de praticamente toda a família: filhas (o único filho homem vivo do casal, Antônio José dos Santos, o “Ieié”, está viajando e não chegou a tempo), genros e netos, todos emocionados. Dona Valdísia não conseguiu conter as lágrimas quando a placa foi descerrada.

E não poderia ser diferente. Ela conheceu Adonay Barbosa dos Santos quando ambos ainda eram estudantes e jovens, no Colégio Acreano. “Ele era bem chato”, admitiu, mas, apesar da chatice, ela se apaixonou. Casaram-se em 1956 e tiveram quatro filhos: “Ieié”, Adonay Júnior (já falecido), Kátia e Maura. “Meu pai tinha muito orgulho em dizer que nasceu no seringal Natal, às margens do Rio Iaco, no município de Sena Madureira”, disse a filha Maura, advogada em Brasília (DF), sem esconder o orgulho com alguns fragmentos da história de seu pai.

Comentários