loader

Coordenadora do núcleo da SEE em Brasiléia, fala de ações em 2019 e projetos futuros

 

Silvia, Como você recebeu o convite de assumir o núcleo de educação em Brasiléia? 

Como é de conhecimento de todos, houveram muitos nomes colocados à apreciação do governo, dentre eles estava o meu. Evidentemente, me senti priveligiada em fazer parte daquele seleto grupo, onde haviam pessoas com reconhecida contribuição com a Educação Estadual. Acredito que a escolha obedeceu  critérios técnicos, vez que tem sido uma característica da gestão do governador Gladson Cameli. 

 

Como você recebeu a pasta? 

É preciso destacar que tivemos, logo no início, muitas dificuldades referentes à obtenção de informações, especialmente devido não ter havido o processo de transição da gestão anterior para a atual. Isso trouxe uma complicação adicional e desnecessária. Mas graças ao potencial profissional da equipe do Núcleo, superamos essa dificuldade com muita disposição e trabalho, além do apoio da Secretaria Estadual da Educação, Cultura e Esporte. 

 

Quais as primeiras ações? 

A primeira ação foi fazer, por setor do Núcleo, um levantamento detalhado e minucioso. Foram feitas averiguações e registros das condições em que recebemos os veículos oficiais, como estado de uso e conservação de toda a frota e dos pneus, consumo de combustível, por exemplo. Além de levantamento patrimonial, administrativo, dando ênfase as notas e contratos.  

Ao mesmo tempo, estive em cada escola, junto aos gestores, identificando as necessidades estruturais que, evidentemente, trouxessem benefícios diretos aos alunos e servidores. A partir daí fiz uma visita institucional ao secretário Mauro Sérgio, solicitando investimentos nas unidades escolares, como reforma, ampliação e pintura, laboratórios de ciências, auditório, quadra poliesportiva, enfim, tudo que potencializasse a educação estadual em Brasiléia, dando melhores condições de trabalho aos servidores e qualidade ao processo de ensino-aprendizagem.

 

 

O que gostaria de executar em 2019, que por algum motivo não foi possível? 

Em 2019 lutei para que Brasiléia fosse contemplada com uma nova unidade escolar. Então quando soube que no Alto Acre seria construído um colégio militar, prontamente fiz um pedido oficial ao nosso secretário Mauro Sérgio para que essa modalidade de ensino fosse implantada em Brasiléia. Felizmente fui atendida e a comunidade escolar brasileense e região receberam esse maravilhoso presente do nosso governador Gladson Cameli e nosso secretário de educação Mauro Sérgio. 

Minha felicidade não é maior porque a construção não iniciou-se ainda em 2019, apesar de haver avanços nas questões que envolvem a aquisição do terreno. Por outro lado, tenho as garantias de que já em 2020 teremos início desta tão importante obra.  

 

Ações executadas em 2019? 

É necessário sempre destacar que todas as ações são resultado de uma equipe do Núcleo engajada e que entendeu ser a educação a grande prioridade, além do afinamento e alinhamento com a SEE. Então foi possível avançar e até resolver problemas crônicos nas escolas.  

Antes do início do ano letivo de 2019 realizou-se a manutenção de todos os aparelhos de ar condicionado, permitindo as escolas utilizarem este recurso para outro fim, uma vez que gerou economia aos cofres. Ao longo do ano instalamos um pouco mais de 30 novos aparelhos de ar condicionados, possuindo a nossa rede um total de 60 aparelhos. Instalamos 7 novas caixas d’água e construímos 2 novas estruturas de concreto. Construímos 1 fossa séptica, corrigindo um velho problema de insalubridade da escola K. J. K. Das 5 escolas, 2 ja receberam pintura completa. Acrescentamos 10 novas rotas de transporte escolar, quando haviam apenas 15 sendo atendidas pela gestão anterior. Para dar segurança aos alunos, substituímos todos os pneus dos 8 ônibus devido ao péssimo estado de conservação e também dos pneus da caminhonete. Além disso, todos os ônibus e demais veículos oficiais passaram por manutenção especializada. Adquirimos 1 novo micro-ônibus para atender alunos. Implantamos, em parceria com a sociedade civil, o projeto Escola VIVA, sociedade participATIVA. Sem esquecer de todas as formações pedagógicas e administrativas em parceria com a SEE e replicadas nas escolas.  

 

Dificuldades e desafios. 

Como em qualquer início de gestão, são naturais que os problemas e as dificuldades assumam um dimensionamento acima do normal. Até porque existem muitos fatores negativos que interferem nesse processo. Mas nenhum deles se sobrepôs a nossa vontade de realizar um trabalho inovador na educação estadual de Brasiléia. Priorizamos as pessoas, o bom atendimento, a resposta rápida. Procuramos desburocratizar, dar dinamismo as solicitações dos servidores e da comunidade escolar. Fortalecemos as relações com os nossos parceiros. Evidentemente tenho a noção exata se que assumi uma pasta de peso, que exige grande responsabilidade e os desafios são cotidianos. Mas hoje, passado quase um ano, minha motivação é ainda maior em ajudar a construir, junto com todos os servidores, uma educação ainda mais qualificada, significativa e potencializadora para os nossos alunos. 

 

 

Projetos para 2020. 

Meu projeto é dar ainda mais visibilidade positiva à educação estadual em Brasiléia. Temos muito mais para alcançar. Isso passa por planejamento, correção de falhas e potencialização de acertos.  

Posso adiantar que aumentaremos a nossa frota de ônibus, temos mais 2 rotas de transporte escolar prestes a ser autorizada, teremos a ampliação, reforma e pintura do Núcleo, pintura externa de 3 escolas, além do início da construção do colégio militar, aquisição de 1 nova caminhonete para dar mais apoio as ações na zona rural e receberemos o projeto Olhar Digital, o qual atende os nossos alunos com consulta e óculos grátis. Há muito mais ações em andamento, porém, anunciaremos em breve. 

 

Considerações finais… 

Sempre e a todo momento devemos agradecer a Deus. Meus agradecimentos também se estendem a você, Dimas, pelo espaço e oportunudade de falar sobre o nosso trabalho. Devo agradecer ao nosso secretário de educação, professor Mauro Sérgio, o qual tenho profunda admiração e respeito. Ao governador Gladson Cameli por acreditar em mim e na equipe do Núcleo. Aos incansáveis servidores do Nucleo. Às equipes gestoras pela confiança e parceria. E a todos os servidores da educação estadual, desde aqueles que exercem as funções mais simples até as mais complexas. Desejo a todos um ano cheio de paz, saúde, harmonia e prosperidade. Que Jesus Cristo se faça presente em todos os lares. 

Comentários