loader

Casos de Covid-19 dispara em Xapuri e divide opiniões sobre realização de eventos e aglomeração na festa de São Sebastião

Mesmo com todos cuidados necessários por parte do pode público, o avanço da Covid-19 em xapuri não consegue ser impedido e segue avançando no município.

Importante salientar que isso não ocorre exclusivamente em Xapuri, mas, em todo estado do Acre, de acordo com o último Boletim atualizado em 18 de Janeiro de 2022, foram 36 casos positivos, 12 negativos e 10 altas foram registradas nas últimas horas.

Festa de São Sebastião

A festa de São Sebastião realizada na princesinha, além de presente no calendário religioso e cultural do estado, atrai centenas de turistas de todos lugares do Brasil, é considerada a maior festa religiosa do Alto Acre e contribui fortemente para o desenvolvimento economico do município.

O santo protetor contra as guerras e pestes também é patrono de outras cidades acreanas, como Epitaciolândia e Jordão, mas é em Xapuri que a força e o esplendor da fé no soldado do romano, martirizado pelo imperador Diocleciano, se manifesta de maneira mais intensa e fervorosa.

As origens da festa remontam às vésperas da Revolução Acreana, quando um grupo de católicos percorreu as ruas do pequeno vilarejo de Mariscal Sucre, no dia 20 de janeiro de 1902, rogando paz e proteção diante da iminência do movimento armado que eclodiria no dia 6 de agosto daquele mesmo ano.

No curso dos anos, alimentada tanto pela fé quanto pela força da produção da borracha e da castanha, a festa cresceu e se tornou o maior referencial religioso-cultural da cidade. Desde os primórdios até os dias atuais, os festejos de São Sebastião representam o grande momento do ano para muita gente em Xapuri.

Anualmente, nesta época, religiosos, seringueiros, comerciantes, ribeirinhos, funcionários públicos, políticos e filhos da terra que há tempos vivem em outros lugares do país, marcam um encontro com suas raízes e se reúnem, aleatoriamente, para realizar um momento sempre novo que este ano se repetirá pela 119ª vez.

O noticiasacreana.com em conjunto com o acreagora.net entrou em contato com vários Xapurienses, que na grande maioria apoia a festa, mas temem sim um forte avanço da Covid-19 após as comemorações.

A cidade sofreu com percas irreparáveis causada pela doença e que até hoje famílias e amigos buscam se recuperar.

Comentários