loader

Marina Silva tenta a mesma trajetória do acreano Enéas, recordista de votos para deputado em São Paulo

ENÉAS CARNEIRO

Enéas Carneiro nasceu em Rio Branco, capital do estado do Acre, em 1938. Formou-se em Medicina na Universidade Federal Fluminense, aos 27 anos. Sua entrada na política se deu em 1989, ao lançar candidatura a presidente pelo Partido da Reedificação da Ordem Nacional (Prona).

Disputou as eleições presidenciais por três vezes, em 1989, 1994 e 1998. Em 1994 foi o terceiro candidato mais votado, ao receber mais de 4 milhões de votos. Sempre dispondo de pouco tempo de exposição no horário eleitoral, o acreano Enéas era conhecido pela fala rápida e pelo bordão “Meu nome é Enéas”. Em 2002 foi candidato a deputado federal por São Paulo, quando recebeu votação recorde de mais de 1 milhão de votos.

Mesmo lutando contra a leucemia, Enéas foi reeleito em 2006, tendo que se afastar do cargo com o agravamento da doença.

MARINA SILVA

Antes cotada para ser vice de Fernando Haddad (PT) na corrida pelo governo de São Paulo, a ex-senadora acreana Marina Silva deve agora encabeçar o projeto de “puxadora de votos” para que o partido tenha mais deputados federais eleitos nas eleições desta ano.

Marina pode ser a segunda politica do Acre que pode entra para história como uma das mais votadas da história para a exercer eventual cargo na Câmara Federal.

Comentários