loader

Queimadas deixam céu vermelho na Indonésia: ‘Isso não é Marte, é a Província de Jambi’

O céu ficou vermelho sobre uma Província da Indonésia neste fim de semana, devido a incêndios florestais que se espalharam em grande parte do país.

Todos os anos, incêndios na Indonésia criam uma fumaça que pode pode acabar cobrindo todo o sudeste da Ásia.Uma moradora da Província de Jambi que tirou fotos do céu disse que a fumaça “feriu seus olhos e sua garganta.”Eka Wulandari, da cidade de Mekar Sari, capturou a vermelhidão do céu em uma série de fotos tiradas por volta do meio-dia no sábado (21).

“A neblina gerada pela fumaça estava especialmente espessa aquele dia”, disse ela.

Um meteorologista disse à BBC que a estranha coloração do céu foi causada por um fenômeno chamado Dispersão de Rayleigh, em que a luz é dispersada pelas partículas, e isso muda a cor do céu.

A fotógrafa nega que as fotos sejam falsas — Foto: Eka Wulandari/BBC

Eka Wulandari postou as fotos no Facebook e elas foram compartilhadas mais de 21 mil vezes desde então.

Mas ela disse à BBC News Indonésia que muitas pessoas duvidaram da veracidade.

“São fotos e vídeos reais, que tirei com meu telefone”, diz ela, que afirma que as condições continuaram na segunda-feira.

Outro usuário do Twitter postou um vídeo mostrando o céu com cores similares.

“Isso não é Marte, é a Província de Jambi”, disse Zuni Shofi Yatun Nisa. “Nós, humanos, precisamos de ar puro, não de fumaça.”

Explicação científica

A agência meteorológica da Indonésia, BMKG, disse que imagens de satélite revelaram diversos pontos de distribuição de “fumaça espessa” na região de Jambi.

O professor Koh Tieh Yong, da Universidade de Ciências Sociais de Singapura, explica que o fenômeno tem a ver com certos tipos de partículas que estão presentes no ar quando há neblina causada pela fumaça.

Comentários