loader

Após chuvas intensas, Rio Acre ultrapassa cota de atenção pela 4ª vez em 1 mês

Após um recuo que fez o Rio Acre sair da cota de atenção na última quinta-feira (8),depois de 13 dias acima dos 10 metros, o nível do manancial voltou a subir novamente em Rio Branco e marcou 12,13 metros às 12h desta segunda-feira (12). A elevação está relacionada às chuvas intensas registradas desde a noite de domingo (11). 

No último sábado (10), o nível do rio estava em 9,49 metros. Já no domingo (11), o manancial teve aumento de 95 centímetros, marcou 10,44 metros e voltou a ultrapassar a cota de atenção, fixada em 10 metros pela Defesa Civil municipal.

Esta é quarta vez, desde o dia 9 de dezembro, que o principal manancial ultrapassa a cota de atenção em Rio Branco.

É a partir dos 10 metros que os órgãos municipais e estaduais se mobilizam para colocar em prática o plano de contingência, uma vez que há o risco iminente de transbordo.

Apesar de o nível ainda estar 1,37 metro abaixo da cota de alerta, fixada em 13,50 metros, a Defesa Civil informou que o cenário segue sob monitoramento devido ao período chuvoso. As cotas estabelecidas são:

  • ⚠️ Atenção: 10 metros
  • 🚨 Alerta: 13,50 metros
  • ❗ Transbordamento: 14 metros

Ainda de acordo com o órgão, em cerca de cinco horas desta segunda (12) foram registrados 89 milímetros. A média histórica esperada para todo o mês de janeiro é de 287,5 mm e até o último domingo (11), o volume foi de 176,94 mm, o equivalente a 61% do total.

Além disso, as chuvas causaram alagamentos em diferentes regiões da cidade, como Baixada da Sobral, Morada do Sol, Portal da Amazônia, Estrada do Calafate e Tucumã. A Defesa Civil informou também que igarapés da capital estão sob monitoramento.

g1

Comentários