loader

Brasil tem 1º caso de gripe aviária em granja comercial, diz governo

Foi identificado um caso de gripe aviária em uma granja comercial no Rio Grande do Sul, de acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O registro ocorreu nessa quinta-feira (15/5) no município de Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre, e foi informado na manhã desta sexta (16/5).

O governo alerta que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos e que o risco de infecções em humanos pelo vírus é baixo, além de que, em sua maioria, ocorre entre tratadores ou profissionais com contato intenso com aves infectadas (vivas ou mortas).

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, decretou estado de emergência zoossanitária por 60 dias. A medida é valida para o município de Montenegro (RS) e foi publicada no Diário Oficial da União. Exportações que sairíam do RS foram suspensas.

Esse é o primeiro caso de gripe aviária detectado em sistema de avicultura comercial no Brasil, segundo o ministério. Desde 2006, ocorre a circulação do vírus, principalmente na Ásia, África e no norte da Europa.

Segundo a Secretaria da Agricultura do RS, a suspeita de síndrome respiratória e nervosa de aves aconteceu em um local de reprodução. As amostras foram coletadas e encaminhadas a um laboratório em Campinas (SP), que confirmou o diagnóstico.

Com a confirmação do foco, a granja foi isolada e as aves restantes foram eliminadas, “para que seja iniciado o protocolo de saneamento”.

Comentários