loader

Estado realiza mutirão de cirurgias ortopédicas em Brasiléia e garante qualidade de vida a 30 pacientes

Consolidando-se como uma das mais importantes políticas públicas de saúde do Acre, o programa Opera Acre, que integra a política de governo “Saúde + Perto”, tem neste fim de semana o município de Brasileia como um de seus principais parceiros na realização dos mutirões cirúrgicos, que vêm ampliando significativamente a oferta de atendimentos especializados.

Além de procedimentos nas áreas de cirurgia geral e ginecológica, o destaque desta etapa vai para as cirurgias ortopédicas, especialmente nos joelhos. Nesta quinta-feira, 1º, sexta-feira, 2, e sábado, 3, serão realizados 32 procedimentos no Hospital Regional do Alto Acre — o primeiro mutirão dessa especialidade na região.

Sobre a importância da regionalização da saúde com o Opera Acre, o titular da Sesacre, Pedro Pascoal, destacou: “Para aqueles que duvidavam, a regionalização da saúde é hoje uma realidade no município de Brasileia. Estamos vendo, na prática, o compromisso do governador Gladson Camelí se concretizar: levar atendimento de qualidade para mais perto da nossa população, especialmente nas regiões mais distantes da capital. Esse mutirão é um marco para o Alto Acre. Aqui, temos pacientes que esperavam por cirurgias ortopédicas, e agora estão sendo atendidos com dignidade, perto de suas famílias, sem a necessidade de deslocamento”.

Com essa iniciativa, o Estado conseguiu zerar a fila de espera por cirurgias ortopédicas na regional do Alto Acre. Além disso, pacientes de outras regiões também foram contemplados, ampliando o acesso aos serviços e promovendo o bem-estar da população acreana.

Kajelle Oliveira, moradora de Xapuri, foi uma das beneficiadas com o atendimento nesta quinta-feira. Em julho de 2024, ela já havia passado por um procedimento na Fundação Hospitalar, em Rio Branco. Agora, com o mutirão realizado em Brasileia, teve a oportunidade de realizar sua cirurgia ainda mais próxima de casa, facilitando o cuidado com a própria saúde.

“Essa é a minha segunda cirurgia realizada no joelho. O processo foi bem rápido, inclusive. Em dezembro eu dei entrada no segundo processo e em fevereiro já tive um retorno e hoje estou aqui. [Minha expectativa] é voltar a correr, porque faz bastante tempo que eu não sei o que é isso. Espero ter uma excelente recuperação, uma boa fisioterapia e logo mais estar correndo”, contou Kajelle.

Comentários