
Após a notícia da morte de Papa Francisco, nesta segunda-feira, dia 21, o Vaticano se prepara para o funeral papal. Segundo informações da BBC, antes de seu falecimento, o pontífice aprovou algumas mudanças e deixou de lado tradições ao detalhar como gostaria de ser velado e enterrado.
De acordo com o jornal britânico, Francisco queria deixar todo o protocolo menos complexo. Um exemplo disso é que, ao em vez de ser enterrado em três caixões alinhados, feitos de cipreste, chumbo e carvalho, o papa pediu por um caixão de madeira simples, revestido em zinco.
Além disso, ele informou que não gostaria de seguir a tradição e colocar seu corpo em uma plataforma elevada – chamada de catafalco – durante a visita dos fiéis na Basílica de São Pedro. Sendo assim, seu corpo permanecerá dentro do caixão durante todo o tempo, mas com a tampa removida.
Para finalizar, ele escolheu ser sepultado fora do Vaticano, na Basílica de Santa Maria Maior. Com isso, ele se tornará o primeiro Papa, em mais de um século, a ser enterrado fora do Vaticano.
Comentários