
O orçamento para as nomeações do próximo concurso PF da área Policial já está confirmado e foi incluído na tabela de provimentos previstos para 2025. Isso indica que os futuros policiais devem ser nomeados ainda este ano.
A informação foi divulgada pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI), que atualizou o documento no dia 21 de março, incluindo a autorização para as mil vagas da Polícia Federal.
Na descrição do tipo de autorização, o MGI menciona a realização de concurso público e confirma a existência de ateste orçamentário, garantindo que há verba disponível na Lei Orçamentária Anual (LOA) para essas nomeações.
Vale lembrar que, em fevereiro deste ano, o Ministério do Palnejamento e Orçamento (MPO) já havia indicado, por meio de uma nota técnica, que haveria orçamento suficiente para a realização do concurso e a nomeação de mil policiais federais ainda em 2025.
Segundo o documento, que apresenta a estimativa de impacto financeiro, as nomeações dos aprovados estão previstas para dezembro deste ano.
Com as fortes indicações de provimentos para 2025, cresce a expectativa de que o edital seja publicado ainda neste primeiro semestre, ou seja, até junho.
Embora a portaria de autorização estabeleça o prazo máximo até agosto, para a publicação do edital, caso esse limite seja utilizado, não haveria tempo hábil para as nomeações até dezembro, considerando todas as etapas do concurso.
Comentários