loader

Covid-19: Exército vai ajudar com testes rápidos em Rondônia

Os leitos de UTI de Porto Velho estão 100% ocupados, segundo informou o secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo, durante coletiva realizada na manhã desta terça-feira (2). Ele anunciou ainda o envio de soldados da 17° Brigada de Infantaria de Selva, para dar apoio a seis municípios na realização de testes rápidos em massa para a detecção da Covid-19 em todo o Estado, que começa nesta quarta-feira (3).

De acordo com o secretário, o apoio foi enviado para os municípios de Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena. Outro grupo será encaminhado para Guajará-Mirim. “Essa ação de mapeamento vai acontecer em todos os municípios, mas com o Exército será somente em seis”, explicou Fernando Máximo.

O secretário disse que o Exército vai prestar apoio logístico, ajudando organizar o fluxo de pessoas nos locais de testagem e coordenar para que não haja tumulto.

Quem pode fazer o teste

Segundo Fernando Máximo, foi feito um mapeamento da população quanto à questão de sinais e sintomas, e todas estão registradas como casos suspeitos. “Nessa primeira etapa, nós vamos testar essas pessoas que estão dentro do critério específico que são sete dias de sintomas”, disse.

Para a segunda etapa, o secretário informou que serão ampliadas as testagens, realizando até mesmo em pessoas que não estão com sintomas. “Mas nesse momento nós queremos testar aqueles casos mais urgentes”, destacou.

Comentários