loader

Mesmo com vacinação contra covid adiantada, Chile confina 70% da população

Para combater o aumento de casos de coronavírus, mais de 13 milhões de pessoas voltarão a cumprir quarentena no Chile a partir de quinta-feira (25/03), segundo anúncio do Ministério da Saúde do país.

Número de novos casos de covid-19 no Chile aumentou 17% na última semana, segundo o governo

A medida foi tomada porque, na última semana, os novos casos aumentaram 17%. Nas duas últimas semanas, o aumento foi de 36%, conforme afirmou o ministro da Saúde do Chile, Enrique Paris.

Em 24 horas, mais de 6 mil novos casos de covid-19 foram detectados no Chile e 80 mortes foram registradas, segundo o governo.

O aumento do número de casos ocorre apesar de a campanha de vacinação no país ser uma das mais avançadas da região.

“A quarentena é dolorosa, difícil, mas dado o avanço da circulação do vírus, temos que tomar essas medidas tendo em mente a saúde das pessoas”, argumentou o ministro.

Como resultado das novas restrições, um total de 42 comunas, das quais 21 pertencem à Região Metropolitana de Santiago, ficarão novamente confinadas a partir de quinta-feira. As outras 21 comunas pertencem às regiões de Coquimbo, Valparaíso, O’Higgins, Maule, Ñuble, Biobío e Los Lagos.

O total de pessoas que ficarão confinadas nessas áreas (cerca de 19 milhões) corresponde a quase 70% da população chilena.

Como medida adicional, a partir de sábado (27/03), serão eliminadas as autorizações de viagens individuais nos finais de semana e feriados, anunciou a subsecretária de Saúde Pública, Paula Daza.

“Precisamos controlar a pandemia e, para isso, diminuir a mobilidade”, disse.

Comentários