loader

Pfizer pede autorização para uso emergencial de vacina contra covid-19

A farmacêutica Pfizer pediu nesta sexta-feira, 20, à agência americana que controla medicamentos (FDA, na sigla em inglês), autorização de uso de emergência para sua vacina contra covid-19, desenvolvida em parceria com a alemã BioNTech.

A expectativa é que a FDA conceda a autorização até meados de dezembro. A Pfizer disse crer que terá 50 milhões de doses da vacina prontas neste ano, o suficiente para proteger 25 milhões de pessoas.

O pedido de autorização de uso de emergência da vacina ocorre na semana em que revelaram que o imunizante mostrou eficácia de aproximadamente 95% em testes clínicos.

Ao todo, 43 mil pessoas participaram dos testes clínicos. Dessas, 162 tiveram covid-19 no grupo do placebo, aqueles que receberam apenas uma substância sem efeito, contra 8 entre aquelas que receberam as duas doses programadas da vacina.

Ainda que poucas pessoas que tomaram a vacina tiveram a covid-19, nenhuma teve a forma grave da doença.

A eficácia, que foi medida 7 dias após a segunda dose, foi a mesma em diferentes raças e etnias. Ainda de acordo com o relatório, o estudo não registrou efeito colateral grave em nenhum voluntário.

Comentários