loader

Auxílio Financeiro para alunos do ensino médio deve começar em 2024, afirma Ministro da educação

O ministro da Educação, Camilo Santana, disse esperar que em 2024 os estudantes do ensino médio começam a receber a bolsa auxílio que estimula a conclusão do período letivo. O ministro apontou que deve entregar o projeto ao Congresso Nacional até o final de setembro deste ano.

“Nós vamos encaminhar o projeto de lei ainda esse ano, se der tempo até o final de setembro ou início de outubro, para o Congresso Nacional analisar. A ideia é que a partir do primeiro ano ele receba mensalmente, outra parte ele recebe apenas na conclusão do curso. Quem entrar ano que vem já vai estar contemplado pelo programa”, disse Santana 

O programa de bolsas de incentivos a jovens para concluir o ensino médio foi uma proposta apresentada durante a campanha presidencial pela ministra do Planejamento, à época candidata à presidência, Simone Tebet. A proposta de Tebet pagaria R$ 5 mil para jovens que se formarem no ensino médio.

Mas segundo Santana, o valor ainda está sendo definido pelo ministério, fontes que conversaram com a reportagem apontam que a dúvida está no escopo dos beneficiados. Ou seja, se o programa for mais amplo para os alunos do ensino médio, o valor deve ser menor, se for direcionado para o público com maior vulnerabilidade social o valor pode crescer.

Diferente da proposta de Tebet, segundo Santana, o projeto do governo deverá prever pagamentos mensais aos estudantes além do bônus de formatura.

Comentários