loader

PL quer criar programa de prevenção à depressão em escolas públicas de Rio Branco

Um Projeto de Lei apresentado na Câmara Municipal de Vereadores de Rio Branco (CMRB) quer implantar um programa que trabalha a prevenção da depressão nas escolas públicas do município.

O objetivo é criar programas com ações educativas desenvolvidas nas escolas, com participação dos familiares e profissionais qualificados, tanto para prevenir a doença, como incentivar o desenvolvimento da afetividade entre crianças e adolescentes que frequentam a rede municipal de ensino.

O PL foi apresentado durante sessão na câmara, na quinta-feira (29), pelo vereador José Carlos Juruna. Ele disse que o projeto foi elaborado a partir da preocupação com ações como bullying que são recorrentes no ambiente escolar, por exemplo, além da preocupação com casos de suicídio.

“A gente apresentou essa matéria, porque é de suma importância. Há uns três domingos o fantástico aborda o tema e é uma doença do século. Temos que começar a trabalhar e envolver a secretaria de saúde, escolas com pessoas treinadas, professores, a família, que é essencial na estruturação”, disse o vereador.

O parlamentar reforça que as ações precisam ser permanentes e envolver o máximo de pessoas para garantir a saúde mental das crianças e evitar problemas futuros.

“A prevenção é a arte de você conseguir reduzir qualquer índice de violência ou doença. Buscar lá no começo do problema, com certeza a gente evitaria muitas coisas”, conclui.

A proposta é que possa prevenir o desenvolvimento desse transtorno mental na infância e levar as crianças a desenvolverem habilidades para que sejam capazes, desde cedo, de lidar com emoções e situações de estresse, que podem desencadear a doença no futuro.

Além disso, o PL prevê que as escolas podem fazer parcerias com instituições públicas e privadas para promover ações como palestras e workshops.

Comentários