loader

Deputado Acreano, propõe “Bolsa Modes!

A “pobreza menstrual” está levando adolescentes a abandonarem as escolas. A constatação feita em outros Estados levou o deputado Chico Viga (PHS) a propor um projeto de lei obrigando as escolas públicas do Acre a fornecer absorventes as jovens. Nos corredores da Aleac, os curiosos batizaram a proposta de “Bolsa Modes”.

Segundo ele, o material faz parte da higiene íntima das mulheres e custa muito caro. “Muitas jovens que frequentam as escolas públicas não têm condições financeiras de comprar esse tipo de material”, argumenta o parlamentar justificando sua proposta.

Chico Viga explicou que a população brasileira sofre com a pobreza extrema que aumenta cada vez mais atingindo, inclusive, a higiene íntima. Sua proposta tem como objetivo a preservação da integridade física e moral das mulheres nessa fase tão importante da vida.

Para ele, é obrigação do governo sim incluir o absorvente como material escolar. O projeto vai tramitar nas comissões, em seguida será levado ao plenário para votação. Se aprovado, será sancionada pelo governador Gladson Cameli (Progressista). “Uma adolescente não pode deixar de ir a escola por esta menstruada”, concluiu.

Comentários