loader

Quem é Joe Biden, um político à moda antiga frente a desafios novos

O norte-americano Joseph Robinette Biden Jr., de 77 anos, está na vida pública há mais de meio século, cumpriu seis mandatos como senador e foi vice-presidente do país por oito anos. Encarna, portanto, uma resposta pragmática à onda antipolítica que ajudou Donald Trump a conquistar a presidência dos Estados Unidos quatro anos atrás.

Apesar da polarização profunda que divide o país no momento, não há na trajetória do candidato democrata fatos que permitam identificá-lo com a esquerda, como tentou insistentemente o adversário Trump.

“Biden é um político tradicional, desses tão criticados pelos republicanos, do Tea Party. Um representante da ala conservadora do Partido Democrata, bastante tradicional nos costumes e liberal na economia. Nada esquerdista”, avalia o cientista político Julián Durazo-Herrmann, professor na Universidade do Quebéc em Montreal (UQAM), no Canadá.

Biden, por exemplo, apoiou a guerra do Iraque iniciada pelo republicano George Bush em 2002. Ele também participou da elaboração do Patriotic Act, que permitiu a formação de um enorme aparato de vigilância dos cidadãos norte-americanos. De acordo com o pesquisador, deve-se esperar do democrata, se ele for eleito, uma atuação no sentido de restaurar o poder do Estado internamente e o do país no mundo.

Vida e carreira

Biden nasceu em Scranton, na Pensilvânia, em 20 de novembro de 1942, e se mudou ainda criança com a família para o estado vizinho de Delaware, em 1953.

Estudou história e ciência política na Universidade de Delaware e direito na Universidade de Syracuse.

Comentários