loader

Médico brasileiro que veste crianças de super-heróis antes da cirurgia, é reconhecido internacionalmente

A iniciativa do médico brasílio Leandro Brandão Guimarães, que carrega crianças vestidas de super-heróis para a sala de cirurgia, foi reconhecida internacionalmente por ser uma forma de humanizar o tratamento da saúde. Ele é de Divinópolis (MG).

Merecidíssimo! O médico brasílio Leandro Brandão Guimarães, que veste as crianças de super-heróis quando vão para a sala de cirurgia, acaba de ser reconhecido na Itália com o prêmio WEmbrace Awards 2025 pela iniciativa inspiradora.

De Divinópolis, em Minas Gerais, os vídeos dele carregando as crianças, vestidas de super-heróis viralizaram nas redes. São meninos e meninas na maior farra, porquê se fossem para uma sarau, só que iam para a sala de cirurgia nos braços do médico, que transforma sentimentos negativos em alguma coisa lúdrico.

“Sempre pensei em fazer medicina, nunca nem imaginei outra coisa. Quando cheguei no 3º ano (do ensino médio) fui lá e fiz a matrícula”, contou o médico otorrinolaringologista.

Reconhecimento internacional na Itália

Com esse dom e paixão, Leandro acabou virando o grande vencedor do prêmio WEmbrace Awards 2025, na categoria Sfera The World, de “história inspiradoras”, em Milão, na Itália.  A premiação celebra os profissionais e as instituições que atuam em obséquio da inclusão, multiplicidade e inovação na superfície da saúde.

Promovida pela Associação italiana art4sport ONLUS, a premiação é realizada todos os anos. O médico disse que não imaginaria que um vídeo feito despretensiosamente iria compreender mais de 1 milhão de visualizações e chegar ao outro lado do mundo.

Leandro Brandão afirmou que sua única intenção é de transformar a experiência hospitalar em alguma coisa mais hospitaleiro. Para ele, o reconhecimento internacional é uma forma de substanciar a valor de se investir na humanização dos procedimentos médicos, principalmente em pacientes infantis.

Leia mais notícia boa

Humanização no envolvente hospitalar

Os vídeos ganharam a simpatia dos internautas e seguidores. “Achei que foi muito legítimo pra vulgarizar essa forma de fazer um atendimento mais humanizado com as crianças”, comemorou Leandro ao receber o prêmio.

O WEmbrace Awards 2025 é promovido pela Associação art4sport ONLUS, fundada em 2009 pela campeã paralímpica Beatrice “Bebe” Vio Grandis e seus pais, Teresa Grandis e Ruggero Vio.

Na premiação, o médico foi apresentado assim: “Leandro Guimarães, otorrinolaringologista pediátrico brasílio, revolucionou a forma de mourejar com o temor pré-operatório em crianças. Ao vesti-los porquê super-heróis porquê Batman e Mulher-Maravilha, ele transforma a sofreguidão em coragem, deixando uma recordação positiva da experiência no hospital”.

Simpatia dos internautas e seguidores

Nas redes, internautas e os seguidores comemoraram a premiação do médico brasílio e pedem mais ações semelhantes.

A primeira a festejar foi a mãe do médico, Andrea Guimarães. “Parabéns, meu fruto! Que Deus continue abençoando seus caminhos e que você continue sendo esse varão do coração grandão igual a você, te senhoril”, reagiu.

Em italiano, Leandro recebeu elogios. “Parabéns pelo trabalho, reconhecimento merecido.”

“Sensacional sua responsabilidade e prática da humanização na saúde. Parabéns! Que todos os profissionais da superfície da saúde sejam despertados com as suas condutas humanizadas”, ressaltou uma seguidora.

Comentários