loader

Freira criadora de time em convento do interior do Acre, marca golaço em amistoso de futsal

Bola rolando na quadra e um dos times troca passes. Segundos depois, a bola entra em disputa e uma das jogadoras leva vantagem e segue em velocidade rumo ao gol. Ela carrega a bola por alguns metros e de bico, na saída da goleira, marca um golaço ‘abençoado’.

Com o golaço marcado pela irmã Isabela, o time das jovens missionárias venceu o amistoso contra uma equipe local por 5 a 1, no dia 27 de março.

– Não posso tirar o hábito. Na primeira vez (que joguei com a vestimenta), eu me perdi todinha. Mas agora já estou acostumada. Não atrapalha a questão da roupa – conta a Irmã.

Amor pelo esporte

Ela relata que o gosto pelo futebol surgiu na infância, quando morava na zona rural do município de Porto Walter, também no interior do Acre. Quando decidiu se dedicar à vida religiosa sempre reservou tempo para a prática esportiva e ainda incentivou a participação das colegas de convento. A partir daí formaram um time.

Irmã Isabela jogou com outras quatro formandas no time das jovens missionárias, que venceu por 5 a 1 — Foto: Arquivo pessoal

Irmã Isabela jogou com outras quatro formandas no time das jovens missionárias, que venceu por 5 a 1 — Foto: Arquivo pessoal

– No início teve um pouco de desavenças porque a nossa congregação é um pouco fechada, mas mesmo assim elas não impediram de nenhuma forma. E a partir do momento que fui chamando elas pra praticar, foram conhecendo e foi tranquilo. De nenhuma forma impediram. Exercício físico faz bem à saúde, inclusive, na nossa congregação uma das regras é fazer exercícios físicos pelo menos uma vez na semana. Com isso, todas as quartas a gente pratica um pouco – explica.

Mesmo em um ambiente no qual palavrões e confusões são comuns, Irmã Isabela conta que sempre foi respeitada pelas adversárias. Além disso, as moradoras da congregação Irmãs Dominicanas de Santa Maria Madalena também praticam vôlei.

– A gente joga vôlei também, mas o meu preferido é o futebol, campo e salão. Inclusive em 2015, quando eu morava em Porto Walter, participava dos jogos escolares em salão, em seguida comecei a jogar na seleção de Porto Walter e passei dois anos jogando na seleção até decidir ir pro convento, em 2017. Em todo esse tempo que eu joguei futebol depois de irmã, não houve (xingamentos), eles respeitam bastante – acrescenta.

Irmã Isabela (em pé na direita) incentivou prática de esportes no convento onde mora, em Rodrigues Alves — Foto: Arquivo pessoal

Perguntada se, além de praticar, ela costuma assistir a jogos de futebol, Irmã Isabela diz que a rotina atarefada do convento não permite muito tempo para isso. Mesmo assim, ela conta em qual atleta do futebol costuma se inspirar.

– Dificilmente assisto televisão, tem as atividades do convento, cada coisa no seu tempo. Mas desde jovem gostei sempre do Cristiano Ronaldo – finaliza.

Por Victor Lebre

Comentários