
Segundo a nota de esclarecimento emitida pela Prefeitura de Rodrigues Alves para rebater as críticas de opositores, dentre os quais, representante legislativo, que ajudou a aprovar o orçamento, no qual consta a previsão do investimento nos eventos culturais da cidade.
“De início, cumpre esclarecer que o Festival da Banana no Município de Rodrigues Alves/Acre acontece desde 2016, tendo em vista o destaque da cidade na produção da fruta na área regional do Juruá. O festival acontece no mês de julho, com duração de 07 dias, encerrando no dia 28, data de comemoração da emancipação política da cidade. Trata-se da principal atividade cultural do Município, que está inserido no Mapa Nacional do turismo, instrumento do Ministério do Turismo que define a área a ser trabalhada no âmbito do desenvolvimento de políticas públicas culturais.
O Festival movimenta a economia local, com a exposição e comercialização de produtos derivados da banana, eventos ligados ao setor agropecuário, apresentações culturais locais e nacionais, dentre outros. Em sua última edição, no ano de 2022, movimentou cerca de 5 milhões de reais, de forma direta e indireta aos microempreendedores locais, com expectativa de aumento na movimentação econômica financeira no corrente ano”.
O valor da contratação encontra-se razoável, visto que abrange o translado do artista e de sua equipe em avião próprio, com instrumentos musicais. Importa mencionar que é inviável a contratação de qualquer artista de renome nacional que dependa da malha aérea que atende a região do Juruá, que conta com voos duas vezes por semana, pela madrugada, ocorrendo dificuldades e até mesmo inviabilidade de pousos”. final
Comentários