loader

Nos EUA, Guedes culpa comida e energia pela disparada da inflação

O ministro Paulo Guedes (Economia) culpou, à imprensa internacional, o aumento dos preços dos alimentos e da energia pela inflação. De acordo com ele, esses são os principais motivos para a disparada do IPCA no Brasil. Guedes defendeu, contudo, que a pandemia de Covid-19 fez explodir a inflação em todo o mundo e que não é um problema exclusivo do governo brasileiro.

“A inflação está em todo o mundo. Metade da inflação é exatamente comida e energia. Por isso, nossa proteção [social] ainda está lá. Vamos manter essa proteção”, afirmou Guedes em entrevista à CNN Internacional, nesta terça-feira (12/10).

“Vamos aumentar a transferência direta de renda para a população pobre para cobrir os preços dos alimentos e da energia”, prometeu.

O IPCA, índice que regula a inflação oficial do país, chegou a 1,16% em setembro e acumula alta de 10,25% em 12 meses. O número é quase o dobro da meta perseguida pelo Banco Central para 2021, de 5,25%.

Guedes está nesta semana em Washington, capital dos Estados Unidos, para participar da reunião anual do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial. Ele também terá encontros com presidentes de bancos centrais do G20.

Comentários