loader

Brasil fecha 2021 com maior nível de endividamento familiar em 11 anos

O brasileiro passou 2021 ainda mais apertado. Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), aponta que o endividamento das famílias brasileiras foi o maior dos ú timos 11 anos.

De acordo com o levantamento, sete em cada 10 famílias contraíram algum tipo de dívida com o sistema financeiro. Em 2021, foi registrada uma média de 70,9% de pessoas endividadas, e dezembro alcançou o patamar máximo histórico para os meses consecutivos, de 76,3% do total de famílias. A taxa de incremento de pessoas com dívidas também foi a maior já observada. Isso revela que as pessoas recorreram mais a operações de crédito para sustentar o consumo.

Na comparação com 2020, das cinco regiões do país, apenas o Centro-Oeste apresentou queda do índice, de 0,3 ponto percentual. O Norte registrou estabilidade, e o Sudeste se destacou, com aumento de 5,9 p.p., seguido pelo Sul (+5,5 p.p.) e o Nordeste (+4,5 p.p.).

Considerando o total de endividados, o Sul teve o maior percentual, aproximando-se de 82%. Na avaliação por faixa de renda, o endividamento médio das famílias com até 10 salários mínimos mensais aumentou 4,3 pontos percentuais, chegando a históricos 72,1% do total. Na faixa de renda superior, acima de 10 salários mínimos, o indicador também subiu – 5,8 pontos percentuais, fechando em 66%.

Comentários