loader

Maduro defende criação de bloco latino em conversa com amigo Lula

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, contou que conversou com ao menos três presidentes de esquerda, entre eles Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sobre a eventual formação de um bloco político de países latinos.

“Eu estava conversando sobre isso com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por telefone outro dia. Eu falei pessoalmente com o presidente Gustavo Petro e falei com o presidente Alberto Fernández. Está chegando um momento novo, um momento especial, para juntar os esforços e caminhos do povo da América Latina e Caribe para avançar na formação de um poderoso bloco de forças políticas”, disse Maduro.

Na visão do presidente venezuelano, o bloco político construiria “novos polos de poder”, em uma suposta aliança com a China e a Rússia, países dos quais os respectivos presidentes foram chamados por Maduro de “irmãos mais velhos”.

“Essa comunidade de destino partilhado, de que fala nosso irmão maior, o presidente Xi Jinping. Ou aquele mundo multipolar e multicêntrico, de que fala nosso irmão maior, o presidente Vladimir Putin”, acrescentou. “Para que esse mundo chegue, é preciso um bloco latino-americano e caribenho unido e avançado. E a Venezuela se põe à frente da batalha pela construção desse mundo.”

Comentários