loader

Gafanhotos estão a 130 km de Barra de Quaraí, no RS

A nuvem de gafanhotos avistada em cidades argentinas segue se movimentando pelo País. De acordo com o último levantamento do Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa), do governo argentino, os insetos estão a 130 km em linha reta do município de Barra de Quaraí, no oeste do Rio Grande do Sul, e da cidade de Bella Unión, no Uruguai.

O chefe do serviço de monitoramento de pragas da Argentina, Héctor Medina, tem divulgado os avanços dos gafanhotos pelo Twitter. Para ele, a nuvem está na mesma distância e direção das duas cidades.

O destino dos insetos está ligado as condições climáticas, o que torna a cidade brasileira menos atrativa pela previsão de chuvas para os próximos dias. Os gafanhotos preferem o tempo quente e seco para se locomover.

Ontem (23), a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, divulgou em seu Twitter que a pasta já está acompanhando a situação e tomara as medidas necessárias caso os insetos cheguem ao País.

No início da semana, a nuvem estava na cidade de Santa Fé, na Argentina, e ontem (23) se encaminhava para a cidade de Entre Ríos, ao sul de Corrientes, na fronteira com o Uruguai.

Comentários