loader

“Este não será o governo de Evo Morales”, diz presidente eleito da Bolívia

O presidente eleito da Bolívia, Luis Arce, disse que não rejeita Evo Morales como “mentor” e “líder histórico” de seu partido, o MAS (Movimento ao Socialismo), mas garante que o ex-presidente não mandará no governo.

Luis Arce (ao centro) e seu vice, David Choquehuanca (de máscara), comemoram resultado nas eleições bolivianas

O presidente eleito disse que o foco de sua gestão será a inclusão da juventude. Segundo ele, é preciso haver mais participação social.

“No nosso governo, incluiremos mais jovens. É o MAS 2.0. Um MAS renovado. Devemos continuar algumas coisas boas que fizemos, mas é claro, temos de modificar outras”, declarou.

“Tem de haver mais comunicação com as organizações sociais, reuniões regulares e permanentes. É preciso dar espaço a setores que antes não tinham acesso, como profissionais e jovens. Se possível, deixar que profissionalismo e juventude andem juntos”, afirmou.

Arce disse que partidos de direita inventaram que o ex-presidente governará o país para “tentar capitalizar em cima de algumas pessoas“.

“Isso é o que os partidos de direita inventaram para tirar nossos votos, para tentar capitalizar em cima de algumas pessoas que não gostam do Evo, seja por ódio, racismo ou o que for. Nós vamos governar. Este não será o governo de Evo. Será o meu governo. E no meu governo faremos a Bolívia avançar”, afirmou.

“Uma coisa é a liderança do ex-presidente, porque sempre reconheceremos o líder histórico que ele foi, o mentor desse processo de mudança que a Bolívia vive desde 2006. Mas a questão das eleições é outra coisa. Elas tiveram como base as organizações sociais, a militância do MAS e o povo boliviano, que queria uma transformação”, disse Arce.

Comentários