loader

Emergência ambiental no Acre!

O governador do Acre  Gladson Cameli assinou na noite desta quinta-feira, 22, no Palácio Rio Branco, o decreto de emergência ambiental por causa das queimadas. A decisão do governo foi tomada após reunião com membros da Secretaria do Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros que divulgaram um relatório informando que desde o início do ano o Acre está no 8° lugar do ranking com 2.533 focos de queimadas, ou 4,7% do total de mais de 53 mil focos registrados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais na Amazônia.

O decreto de emergência deverá ser publicado nas próximas horas, no  Diário Oficial do Estado.

As cidades de Feijó, Tarauacá e Sena Madureira lideram o número de focos de queimadas. Enquanto a terra do Açaí registrou de 1 de janeiro até o dia 21 de agosto, 517 focos, a Terra do Abacaxi registrou 394. Sena marcou 270 focos. Rio Branco aparece na quinta colocação com 215 focos e Cruzeiro do Sul em sétimo com 117 registros.

Na semana passada, o governo decretou o Estado de Alerta Ambiental. Com o passar dos dias, o Corpo de Bombeiros vinha relatando dificuldades para atender a todos as chamadas de incêndio. A fumaça ocasionada pelas queimadas mudou drasticamente o cenário verde das cidades acreanas. Milhares de acreanos que usam as redes sociais reclamam da qualidade do ar. Cameli disse também de uma possível vinda do presidente Jair Bolsonaro no Acre.

Comentários