loader

Em meio à onda de calor na Itália, padre celebra missa em mar e usa boia como altar

O padre católico Dom Mattia Bernasconi celebrou uma missa no último domingo, 24, dentro do mar, sem camisa e usando uma boia como altar. O caso ocorreu na Itália , em meio à onda de calor que atinge a Europa . Após o ocorrido, o religioso se tornou alvo de investigação da Promotoria de Crotone, região em que foi celebrada a missa, por “ofensa a uma instituição religiosa”.

Bernasconi, por meio de uma nota publicada no site da paróquia, desculpou-se: “Não era absolutamente minha intenção banalizar a eucaristia ou usá-la para outras mensagens de qualquer tipo”.

Entrevistado pelo jornal italiano Corriere Della Sera, Dom Bernasconi lamentou que possa ter ofendido alguém com seu gesto. Ele contou que a celebração religiosa fazia parte do último dia das atividades de um acampamento de jovens voluntários da associação antimáfia Libera, que administra terras confiscadas da máfia.

“Queríamos passar o último dia na praia: era domingo, havia a questão da missa, que sempre celebramos. A princípio pensei num pinhal, mas já estava ocupado. Eram dez e meia da manhã, o sol estava escaldante: então decidimos voltar para o único lugar confortável: na água. Alguém tirou fotos que começaram a circular na web: a coisa foi mal compreendida, talvez até com razão. Mas uma senhora me agradeceu, dizendo que se sentia alcançada pela igreja mesmo na praia. Qualquer lugar é bom para espalhar a palavra do Senhor”, disse ao veículo. 

Em um comunicado à imprensa, a arquidiocese de Crotone condenou o padre: “A celebração eucarística tem uma linguagem particular, é feita com gestos e símbolos que é justo respeitar e valorizar. Não devem ser renunciados com tanta superficialidade. É necessário manter esse mínimo de decoro e atenção aos símbolos”, escreveu.

Comentários