loader

Após vários países adotarem o modelo, Brasil vai testar jornada de 4 dias de trabalho por semana, Veja como

O Brasil vai testar o impacto da jornada de trabalho de 4 dias por semana. As inscrições para empresas interessadas já começaram!

A iniciativa é da 4 Day Week, uma organização sem fins lucrativos que conduz diversos testes globais sobre a carga horária reduzida na rotina produtiva, em parceria com a empresa brasileira Reconnect Happiness at Work.

Esse método, já aplicado pela 4 Day em outros países, é chamado de 100-80-100. A ideia é receber 100% do pagamento, trabalhando 80% do tempo e mantendo 100% da produtividade. Topa?

Os resultados

A proposta é adotar um modelo que vai unir manutenção dos salários, redução da jornada e aumento da produtiva.

Ao final do estudo, serão medidos o estresse, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, resultados financeiros e rotatividade dos funcionários.

Toda essa metodologia não surgiu do nada, foi criada pela Boston College, universidade americana referência nas pesquisas de produtividade no trabalho.

Resultados no mundo

Apesar de chegar no Brasil agora, a redução da jornada de trabalho para quatro dias é uma realidade em vários países.

Emirados Árabes Unidos foi o primeiro a reduzir o número dos dias trabalhados. Desde janeiro de 2022, funcionários públicos têm carga semanal de 36 horas, que são divididas em 4 dias.

No Reino Unido foram mais de 50 empresas que participaram dos testes de 6 meses. Ao final do experimento, 92% dos negócios decidiram manter a jornada reduzida.

Os funcionários adoraram, tendo aceitação de 90% entre eles! Agora você me pergunta, reduzindo os dias trabalhados vai reduzir a receita, né? Não!

O aumento nos lucros das empresas que toparam o desafio foi em média 35% maior do que aqueles que têm jornadas tradicionais.

Irlanda, Suécia, Espanha e Bélgica também adotaram o modelo.

Inscrições

Não há pré-requisitos como mínimo de funcionários e os interessados vão ganhar uma mentoria de como a jornada vai funcionar.

As empresas no Brasil que se interessarem em testar a jornada de quatro dias de trabalho por semana devem se inscrever no site da 4 Day Week.

A experiência começa daqui a seis meses, em setembro. As inscrições vão até agosto. Os gestores terão de participar de reuniões para melhor compreender o funcionamento do novo sistema.

Comentários