loader

Vereadores de Xapuri querem destinar 50 mil do orçamento da casa para famílias carentes

Os Vereadores Joseni Oliveira dos Santos – DEM e Gessi Nascimento da Silva – PSD, apresentaram à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Xapuri, o Requerimento Nº 01/2020, que se aprovado pela maioria da casa, faria a devolução de R$ de 50.000,00 (cinquenta mil reais) do Orçamento da Câmara ao orçamento do Município, que seria disponibilizado à Secretaria Municipal de Assistência Social para a compra de cestas básicas que seriam destinadas às famílias carentes em vulnerabilidade social e autônomos que não estão podendo exercer suas funções em decorrência da pandemia de coronavírus (COVID 19). 

De acordo com os dois vereadores, a medida se justifica em decorrência do estado de calamidade pública decretado pela Prefeitura de Xapuri. O Decreto de Nº 623, de 15 de abril de 2020, publicado no Diário Oficial do Estado do Acre de Nº 12.784, sustenta a ideia dos vereadores. 

Joseni Oliveira e Gessi Nascimento afirmam que tem muitas famílias passando necessidade em Xapuri.Conversamos pelo Whatsapp com o Secretário de Assistência Social, Jardson Maciel da Silva, que nos informou essa situação. Ficamos muito tristes em saber que em nossa cidade tem famílias passando por isso, onde muitas vezes não tem uma refeição pra alimentar nem os próprios filhos”. 

 

Os dois vereadores disseram ainda que o requerimento já foi apresentado à Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Xapuri, aguardando apenas a votação. “Estamos muito otimistas com a aprovação desse requerimento, achamos que os outros colegas vereadores não vão se opor ao mesmo, uma vez que, ajudará a alimentar muitas famílias esse recurso”. 

Grande parte das atividades e estabelecimentos econômicos de Xapuri, a exemplo de muitas cidades do estado, teve seu funcionamento suspenso ou reduzido, o que acarreta automaticamente na redução da renda de milhares de famílias. Concomitantemente, o distanciamento/isolamento social recomendado pela Organização Mundial de Saúde, pelo Governo do Estado do Acre e Prefeitura Municipal de Xapuri, resulta em um aumento nas despesas das famílias, o que justifica a ação dos vereadores. 

 

  

Comentários