loader

Surge novo caso da Covid-19 em Cobija e 15 funcionários de Hospital se isolam

Médicos, enfermeiras e pessoal de apoio, do hospital Roberto Galindo Terán, de cobertor, tomaram a determinação-nas últimas horas-de se isolar voluntariamente depois de ter atendido um paciente que foi positivo de coronavirus, sem as medidas necessárias de biossegurança.

O dirigente do Sindicato de Galhos Médicas da Saúde Pública (Sirmes) de Pando, Hugo Cardozo, lamentou que os funcionários do hospital não tenham os insumos de biossegurança para atender os pacientes, exige às autoridades com caráter de urgência dotar o material necessário , para evitar contágio maciço.

” as autoridades têm que cumprir a dotação de material de biossegurança a todo o pessoal de saúde e não o fizeram, neste momento vários trabalhadores do hospital estão muito alarmados, pois lhes tocou atender um paciente que estava internado por quase uma semana E soubemos que deu positivo de coronavirus, existe o temor que teriam sido contagiados “, apontou.

De acordo com dados de Cardozo, cerca de 20 profissionais do principal nosocomio pandino, entre médicos, enfermeiras, maqueiros e pessoal de apoio tomaram contato com o novo positivo do Covid-19, motivo pelo qual decidiram isolar-se para evitar qualquer risco de contágio.
“É verdade que eles ( médicos e enfermeiras ) tiveram contato com o paciente, vários consideram que o fizeram sem as medidas de biossegurança necessária para este caso, lamentamos estas deficiências”, enfatizou o diretor do sirmes.

NOVO CASO DE CORONAVIRUS
O Serviço Departamental de Saúde (Sedes) relatou-na noite deste domingo-um novo caso de coronavirus na capital pandina. É uma pessoa de 33 anos, sexo masculino.
De acordo com os antecedentes, terça-feira, 19 de maio, o paciente-vizinho de um bairro de cobertor-chegou ao hospital Roberto Galindo com dificuldade respiratória ao extremo de desmaiar na área de triage. Foram ativados os protocolos que o caso merece, é transferido para a zona de isolamento para suspeitos com Covid-19.
Os médicos pegam uma amostra que é enviado para o Centro Nacional de Doenças Tropicais (Cenetrop) de Santa Cruz, cujo resultado lançou positivo para coronavirus e se conheceu na noite deste domingo. O paciente no decorrer da semana evoluiu favoravelmente, por isso em horas da manhã, ainda sem conhecer o resultado, foi dado de alta e retornou ao seu domicílio.
Atualmente está estável, isolado em seu domicílio, enquanto funcionários do sedes realizam o mapeamento de todos os seus contatos para detectar possíveis contágios e evitar a propagação do vírus. De igual forma se reciam dados para identificar o lugar onde foi transmitido. A família do paciente também será isolado.

 

Noticias de Pando

Comentários