loader

Primeiro canil penitenciário é inaugurado no interior do Acre

O cão é considerado o melhor amigo do homem e, no que diz respeito à segurança, é possível afirmar que é o melhor amigo da sociedade. Nos presídios, os animais fazem o trabalho de guarda e proteção, o que auxilia na manutenção da ordem e da disciplina.

Observada a necessidade de se estruturar um serviço com maior qualidade e eficiência na utilização de cães nos presídios do Acre, o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) inaugurou nesta sexta-feira, 7, o primeiro canil instalado dentro de uma unidade penitenciária. O prédio construído com recursos próprios, em parceria com o Poder Judiciário, está localizado na Unidade Penitenciária do Quinari (UPQ), em Senador Guiomard, e custou R$ 20 mil em materiais, sendo utilizado como mão de obra o trabalho dos próprios detentos.

O presidente do Iapen, Lucas Gomes, ressaltou que esta é apenas a primeira estrutura inaugurada e que a autarquia já trabalha desde 2012 com a utilização de cães. “Nós já temos um outro canil em construção, no presídio de Cruzeiro do Sul e, ainda, um projeto aprovado pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) para a construção do canil do Complexo Penitenciário de Rio Branco, com um recurso de mais de R$ 500 mil”, afirmou.

Glauber Feitosa, diretor da UPQ, destacou a parceria realizada com o poder judiciário, por meio do juiz de direito da Vara de Execução Penal da Comarca de Senador Guiomard, Romário Divino, que ajudou na efetividade do projeto. “Foram 14 meses desde o planejamento até a conclusão. Assim, criamos essa que é a primeira célula do canil que se estrutura dentro do sistema penitenciário”, ressaltou.

 

 

 

 

 

Ag: Acre

 

Comentários