loader

Marco Brandão, professor e ex-secretário de Educação do Acre, morre aos 58 anos

Morreu neste domingo (15), dia dos professores, o ex-secretário de educação do Acre e professor universitário, Marco Antônio Brandão Lopes, aos 58 anos, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Juliana, em Rio Branco.

Ele foi internado na última semana com problemas respiratórios e teve de ser intubado.

Nas redes sociais, amigos de profissão lamentaram a morte de Brandão. O ex-governador Tião Viana, gestão o qual Brandão integrou, publicou uma nota de pesar nas redes sociais destacando a trajetória do professor enquanto gestor da pasta.

“No dia de nós, Professores, eu já havia postado uma mensagem, todavia, ao saber da perda do amigo e companheiro Professor Marcos Brandão, meu ex-Secretário de Educação, a quem eu devo muito, por tudo que fez a favor da relação ensinar e aprender […] além de suas lições cotidianas de honradez, humanidade e companheirismo. Obrigado, admirável Marcos Brandão”, escreveu.

O governador Gladson Cameli (PP) também falou da contribuição do professor para a educação acreana. “O Acre perdeu hoje, exatamente no dia dos mestres, um dos nomes mais expressivos da área, o professor Marco Antônio Brandão Lopes. Professor assistente da Ufac, ex-secretário de Educação e ex-presidente do Instituto Dom Moacyr, atual IEPTEC, Marcos Antônio Brandão Lopes deixa um legado de amor e profunda dedicação ao ensino no Acre”, disse.

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE-AC), pasta a qual Brandão pertencia na gestão de Tião Viana, publicou uma nota de pesar nas redes sociais. “Pedimos a Deus que conceda o devido conforto neste momento de comoção e dor”, diz.

O secretário de Estado de Governo, Alysson Bestene, relembrou a contribuição do professor na Educação do estado.

“Lamento o falecimento do meu amigo Marco Brandão, que foi secretário de Educação e meu professor, contribuindo, inclusive, com minha aprovação no concurso da Prefeitura. Marco contribuiu muito com a Educação do Acre, como secretário e professor. Meus sentimentos à sua família. Perdemos uma pessoa do bem, que sempre se preocupou com o outro”, falou.

Brandão era graduado em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal do Acre (Ufac) e foi mestre pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

No cenário educacional do estado, foi diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) Dom Moacir Grechi e secretário de Estado de Educação e Esporte do Acre, na gestão do governador Tião Viana, de 1º de abril de 2014 a 31 de dezembro do mesmo ano. No segundo mandato, permaneceu de 1º de janeiro de 2015 até 31 de dezembro de 2018.

Renato Menezes

Comentários