loader

Escola de Assis Brasil fornece água imprópria, alunos têm verminoses e Funasa intervem

Um surto de verminose e a abertura de um ramal levaram o prefeito de Assis Brasil, Antônio Barbosa de Sousa, o Zum, a constatar uma triste realidade: a água servida para as crianças da escola Cariolando Gomes de Souza, Seringal São Francisco, Comunidade Derretido, na zona rural do município, é totalmente imprópria para o consumo. “Em fevereiro nós fizemos um itinerante da saúde e constamos um surto de verminose, principalmente nas crianças”, disse o prefeito.
A escola fica num dos locais mais isolados da região fronteiriça e atende cerca 40 crianças em três turnos. O prefeito assegurou que o ramal será concluído e que, muito em breve, numa parceira com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), uma unidade da Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água (SALTA-z) será instalada na comunidade. “Esse sofrimento está com os dias contados para acabar”, assegura Zum.

A SALTA-z é uma tecnologia que transforma água imprópria para o consumo humano em potável. A solução regulariza os altos índices de turbidez, alumínio, manganês e ferro, além de prevenir doenças. A Funasa está realizando oficinas para treinamento para os gestores do município.A saúde pública em Assis Brasil tem dificuldades para atender e medicar todas as crianças e adultos vitimadas por verminoses.

Comentários