loader

Em visita ao Acre, “Eu não me distraio com miudezas” diz Barroso sem citar Bolsonaro

Durante discurso na solenidade de inauguração da nova sede do Tribunal Regional Eleitoral do Acre, o presidente do TSE, ministro Roberto Barroso, voltou a defender o voto eletrônico, as eleições limpas e sem citar o nome do presidente da república, Jair Bolsonaro, o alfinetou.

“Desde 1996, não existe nenhum indício de fraude. Nunca se documentou algo do tipo. Temos paixão não pela urna eletrônica, mas sim por eleições limpas e livres. Não há razão para se mexer em time que está ganhando”, disse.

Barroso lembrou que na época das eleições com voto impresso, “se comia votos, desaparecia cédulas e o coronelismo imperava”.

“Existem boas pessoas que afirmam que o voto impresso traria apenas um mecanismo de auditoria. Teoricamente é lógico, mas não é correto. O voto impresso é menos seguro. Ele precisa ser transportado, estamos falando de 150 milhões de votos, com os riscos. Vamos criar um mecanismo que vai trazer insegurança ao sistema. Sem contar sobre o risco da quebra de sigilo e também temos a auditoria dos votos comprados, comprovar que de fato o voto foi comprado. Essa é a mudança para pior. Essa é a única mudança que nos faz defender esse sistema, reforçou o ministro.

Sem citar o nome do presidente Jair Bolsonaro, crítico de sua atuação na justiça eleitoral por ser contra o voto impresso, Barroso diz que é preciso desfazer a crença do voto impresso. “Quero desfazer a crença de que voto impresso e eletrônico são a mesma coisa. O voto eletrônico já é auditável. Eu não paro para bater boca. Eu não me distraio com miudezas”, disse o presidente da Corte Eleitoral ao citar trecho do hino acreano, “sem recuar, sem cair, sem temer”.

Após o discurso, o ministro foi aplaudido pelas autoridades presentes no ato.

 

 

Ac 24 horas

Comentários