loader

Após 10 dias sem apresentar novos casos da Covid-19 Cobija sairá de quarentena no inicio de Maio, mas as fronteiras continuarão fechadas

 

Gradualmente, tornar a quarentena mais flexível, mas ao mesmo tempo radicalizar o encapsulamento de seu território, é a fórmula que o Departamento Autônomo de Pando adotará a partir de maio, quando o prazo do Decreto 4200 expirar.

O governador Luis Adolfo Flores Roberts anunciou que Pando está se preparando para “iniciar a normalização de certas atividades” com base em um controle epidemiológico bem-sucedido que impediu a disseminação do coronavírus Covid-19, especialmente na cidade de Cobija, onde mais de 50 estão concentrados.

Enquanto o Covid-19 permanece na baía com 12 casos confirmados e em devido isolamento médico, dos quais seis já estão curados, desde 1º de maio os habitantes de Pando poderão deixar livremente suas casas para atender às necessidades essenciais; embora seguindo estritamente os protocolos de distanciamento social nas ruas.

“Vamos manter a proibição de aglomerações”, alertou Flores Roberts; “Mas a partir de maio, precisamos iniciar atividades porque a economia paralisou em nosso departamento e não podemos continuar nessa linha”.

Nesse momento, as autoridades sanitárias e administrativas de Pando analisam os serviços essenciais que podem ser liberados da quarentena e que tipo de atividades serão consideradas não essenciais.

“Devemos dar lugar à operação dos diferentes negócios em Cobija, gradualmente, sem multidões, em percentual mínimo”, declarou o governador.

A economia urbana de Cobija é terciária. É uma zona franca onde itens comerciais são a principal fonte de subsistência para a população. Será permitida a reabertura de alguns estabelecimentos essenciais; mas o comércio de saída e entrada com os departamentos vizinhos de La Paz e Beni e com países de fronteira como Peru e Brasil será impedido. O fluxo de ar para Santa Cruz, que geralmente é intenso de Cobija, também permaneceria em espera.

“As pessoas que têm Covid positivo em Cobija, que já estão devidamente cuidadas, não estão tão preocupadas, mas as pessoas que entram de outros lugares fora de Pando”, afirmou o governador Flores, confirmando que a capital e o departamento continuarão a ser encapsulados, com postos de fronteira. e pedágios fortemente vigiados pela polícia e pelas forças armadas.

Comentários