loader

Aluna cruzeirense fica entre os dez melhores em simulado da Olimpíada Brasileira de Matemática

Para muitos alunos o terror em sala de aula, a Matemática parece não assustar os estudantes da Escola de Ensino Fundamental I e II São José, em Cruzeiro do Sul. Uma das provas disso é que nesta quarta-feira, 24, foi realizado o 1º Simulado da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), edição 2020, e Maria Victória da Costa, aluna do 8º ano do estabelecimento, conquistou a nona posição no “top 10” (os dez mais) de todo o Brasil.

O simulado contou com 1.235 participantes do nível 1 (anos iniciais do fundamental), nível 2 (anos finais do fundamental) e nível 3 (ensino médio) de todas as federações brasileiras. No nível 2, o de Maria Victória, foram 467 inscritos, sendo ela dos destaques na competição voltada às Ciências Exatas.

Projetar um aluno entre os dez melhores numa avaliação desse alcance, no entanto, não é a primeira conquista da escola na Olimpíada. Os alunos Escola São José acumulam medalhas e menções honrosas todos os anos. E na edição de 2019, Samuel da Silva foi o único do estado a conquistar a medalha de ouro.

O professor da disciplina na escola, Ualisson Negreiros, é especialista nas Metodologias do Ensino da Matemática e traz uma longa experiência com os métodos e questões da Obmep,desde antes de ingressar no ensino público, em 2017. Ele contou que trabalhava com alunos aprovados na 1ª fase (questões de múltipla escolha) da Olimpíada. Seu trabalho consistia em preparar os alunos para a 2º fase com questões de raciocínio lógico, interpretação e a descrição da forma como chegou ao resultado.

 

Comentários