loader

Acre é finalista em prêmio do Ministério da Saúde no combate à pandemia

Uma iniciativa para reduzir a incidência de contaminação, internação e óbitos da população idosa e portadores de doenças crônicas da Secretaria de Estado do Acre (Sesacre) ganhou destaque nacional na última semana.

O projeto desenvolvido pelo Departamento de Atenção Primária, Políticas e Programas Estratégicos (Dape) é um dos finalistas ao Prêmio APS Forte SUS – no Combate à Pandemia, do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps), Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e Organização Mundial da Saúde (OMS) no Brasil.

Foram relatadas 1.631 experiências. O Acre inscreveu oito projetos, cinco deles foram aprovados para a segunda e última etapa, sendo quatro da esfera municipal e um da saúde estadual, intitulado “Plano de Monitoramento Intensivo da População Idosa e Portadores de Doenças Crônicas na APS, referente à Covid-19”.

O chefe do Dape, Luiz Marinho, explica que o plano foi elaborado observando-se os critérios clínicos, epidemiológicos e logísticos do Estado do Acre, bem como o rápido aumento de casos graves e, consequentemente, os óbitos do público-alvo. O trabalho foi realizado em parceria com os municípios a partir das equipes da APS.

O prêmio APS Forte do Ministério da Saúde no combate à pandemia irá contemplar os três melhores trabalhos com uma viagem de estudo para conhecer uma experiência internacional de organização de rede de atenção à saúde centrada na atenção primária, a ser indicada pela Opas/OMS.

 

 

Ag/Ac

Comentários