loader

Acre: Bares e restaurantes poderão funcionar com até 50% de sua capacidade

O Acre teve as três regionais do Pacto Acre Sem Covid reclassificadas para a cor amarela (de atenção), e isso permitirá que estabelecimentos comerciais passem a atender com até 50% de ocupação, a exemplo de restaurantes, sorveterias e pizzarias.

A fase amarela, que é a segunda mais branda do programa de retomada das atividades comerciais no estado, permitirá ainda que as igrejas abaram as portas e realizem cultos presenciais com até 30% da capacidade. Até então, podiam funcionar com até 20%.

Os bares, seguindo protocolos sanitários, também poderão funcionar com a capacidade limitada a 50% do número de mesas contidas no ambiente externo e também no espaço interno. Também deverá ter uma distância linear mínima de 2,5m entre mesas.

Apesar de abrir os bares para receber clientes sentados, continuam proibidas as apresentações com música ao vivo e som ambiente em volume elevado. Essa é a mesma regra para os restaurantes e lanchonetes, bem como espaços de alimentação similares.

Os teatros, cinemas e apresentações culturais podem voltar a ser realizadas, contudo, para isso é necessário impor um limite de 30% da capacidade de ocupação dos locais em que ocorrerem as atividades. Hotéis, pousadas, motéis e similares, podem ter ocupação de até 60%, ou seja, o dobro do atual.

SITUAÇÃO – Atualmente, o Acre vive o melhor momento desde o início da pandemia no estado. Isso porque a ocupação de leitos e ainda o número de mortes se apresentam em queda. A médica Karolina Sabino, coordenadora Comitê de Enfrentamento da Covid-19, alertou que a população, mesmo com a reclassificação, precisa manter os cuidados.

“Nós estamos andando pela cidade e vemos muitas pessoas sem máscaras, muitas pessoas não respeitando o isolamento social. Nós fomos classificados em bandeira amarela, e isso significa que o nosso esforço está dando certo. Mas é importante lembrar que esse esforço pode ser colocado a perder”, comentou.

Diante da situação da pandemia, ainda pela manhã, nesta quarta-feira, dia 05, o governador Gladson Cameli anunciou que o Acre receberá as vacinas contra a Covid-19m simultâneo aos demais estados do país, por meio de logística própria do Ministério da Saúde.

A médica explica que antes disse, não será possível abaixar a guarda. “Nós só estaremos tranquilos quando houver a imunização, e isso ainda não é uma realidade”, comentou o Sabino ao reforçar a necessidade de higienização das pessoas e de respeito aos decretos e resoluções do governo.

 

 

 

 

Noticias da hora

Comentários