Inundações causadas pelo transbordamento do rio Pukiri, no distrito de Madre de Dios, província de Manu, afetaram 150 casas no setor de Boca Colorado, informou hoje o Centro Regional de Operações de Emergência (COER) Madre de Dios.
O evento ocorreu hoje às 5 da manhã, após várias horas de chuvas intensas que ultrapassaram os 126 mm / dia e aumentaram a vazão do rio. Felizmente, nenhum dano à vida ou à saúde humana é registrado.
O chefe do Gabinete de Gestão de Riscos de Desastres do Município Distrital de Madre de Dios, indicou que os habitantes da zona têm vindo a realizar as obras de transferência dos seus bens para uma boa recolha.
Da mesma forma, as famílias afetadas estão esperando que o nível do rio Pukiri diminua. Enquanto isso, o pessoal do PNP fornece segurança de perímetro na área.
Ontem, o COER emitiu um alerta para alertar que o transbordamento de rios e o acionamento de riachos respondem a chuvas moderadas a fortes na bacia alta do rio Inambari.
Por sua vez, a chefe do COER Madre de Dios, Mari Cruz Ríos, disse à Rádio Madre de Dios que a partir das 4 da manhã, assim que a Marinha do Peru se comunicou com a instituição, o governador regional foi avisado Luis Hidalgo Okimura.
Além disso, tem se coordenado diretamente com a Defesa Civil de Goremad e o município da área afetada. Também estão sendo coletadas as informações necessárias para avaliação dos danos para que a Defesa Civil possa prestar a respectiva ajuda humanitária.
Comentários