loader

Sinteac ameaça não permitir o retorno das aulas, se não existir segurança para alunos e funcionários

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), professora Rosana Nascimento lamentou a decisão do Comitê Acre sem Covid de autorizar o retorno das aulas presenciais nas escolas da rede pública. O retorno está previsto para começar na próxima segunda-feira (dia 16), quando o Estado caminha para a segunda onda da doença.

A sindicalista destacou que a Secretaria Estadual de Educação (SEE) não fez a testagem em massa dos trabalhadores em educação, como recomenda os protocolos de biosseguranças dos órgãos de saúde. Apontou o temor de aglomerações nos corredores das escolas que podem contribuir para a proliferação da doença no Estado. “Sem uma vacina para imunizar a população é muito perigo o retorno das aulas presenciais”, observou.

A professora Rosana apontou a falta de infraestrutura em muitas escolas da rede pública, principalmente na zona rural. Prometeu percorrer as escolas da rede pública para verificar se existe a instalação de mais pias para higienização das mãos da comunidade escolar, ampliação dos banheiros coletivos para evitar aglomerações dos alunos na porta principal no horário do recreio, disponibilidade de totens com álcool em gel nos corredores, tapetes sanitizantes, sinalização do distanciamento de dois metros nos corredores e nas salas de aula, a obrigatoriedade de máscara de proteção que devem ser distribuídas aos alunos e o uso de medidor de temperatura no portão central. “Não permitiremos o retorno do ano letivo se não cumprir todos os protocolos de segurança”, declarou a sindicalista.

Comentários