
A aposentada Raimunda Freire do Nascimento, de 64 anos, chegou com mais de duas horas de antecipação ao Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceduc), em Rio Branco, para fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 neste domingo (9).
Ao g1, a idosa contou que sonha em cursar administração, área que ela trabalhou quando era mais nova.
“Resolvi fazer o Enem porque o estudo não é só para os jovens. Comecei a estudar tarde, fiz o ensino fundamental, o médio, só que ano passado não deu para fazer [as provas do Enem] porque tive um problema de saúde”, contou a idosa.
Raimunda voltou a estudar aos 58 anos com apoio de uma amiga. No ano passado, ela concluiu o ensino médio.
“A gente, quando é nova, cai na vida e esquece os valores e estudos que vão ser cobrados lá na frente. Mas, nunca é tarde. Uma amiga que trabalhou na biblioteca perguntou o porquê eu não estudava. Aquilo me despertou”, relembrou.
Questionada sobre o que fará caso não passe nas provas, Raimunda respondeu com firmeza.
Faculdade antes dos 60 anos
O mestre de obras Francisco Assis Souza e Souza, de 53 anos, sonha em iniciar o ensino superior antes dos 60 anos. Ele também chegou cedo a local de uma prova neste domingo.
Essa é a quarta fez que ele faz as provas. Francisco revelou que os três filhos já são formados e ele pretende fazer engenharia civil.
“Já fiz o Enem em anos anteriores, cheguei até conseguir uma nota boa, mas esse ano estou decidido a passar. Quero crescer como pessoa mesmo, aprender mais e fazer algo diferente do que faço hoje”, destacou.

A diarista Joelandia Bernardo da Rocha, de 46 anos, acompanhou os filhos Daniel Bernardo, de 15 anos, e Gabriel Bernardo, de 18, até o Terminal Urbano, no Centro de Rio Branco. De lá, ela seguiu para o bairro Vila Ivonete para deixar o filho mais velho, que é autista, no colégio.
“Minha expectativa é de que consigam uma boa pontuação. Se não conseguirem agora [passar nas provas], serve como experiência, mas estou confiante que consigam uma boa pontuação. Estou dando apoio, dou conselhos e alerto para a vida”, disse.
A mãe destacou que procura incentivar os filhos a estudarem e se dedica o máximo que pode para ajudá-los nas conquistas. “Estamos em parceria, não tive essa oportunidade e hoje tenho a oportunidade de fazer o meu melhor para eles alcançarem o que não alcancei”, refletiu.

Horários (fuso do Acre)
- Portões abrem às: 10h
- Portões fecham às: 11h
- Prova começa às: 11h30
- Aplicação da prova no 1º dia acaba às: 17h
- Aplicação da prova no 2º dia acaba às: 16h30

Comentários