loader

PIX por aproximação deve começar em fevereiro de 2025, diz BC; veja datas e como vai funcionar

O Banco Central anunciou nesta quinta-feira (4) um conjunto de medidas que visam acelerar o ecossistema de Open Finance no Brasil. A principal novidade é o lançamento do Pix por aproximação, prevista para de fevereiro de 2025, mas também foi anunciada a criação oficial da estrutura de governança do Open Finance Brasil, além da ampliação no escopo de instituições obrigatórias participantes do ecossistema.

As medidas foram anunciadas em coletiva de imprensa do Banco Central nesta quinta.

Na prática, a experiência do consumidor será simplificada e terá menos etapas do que a atual, que exige o redirecionamento do cliente para o aplicativo do banco para efetuar o pagamento. A jornada sem redirecionamento vai permitir que o consumidor escolha sua instituição, cadastre sua conta em sua wallet de preferência e a deixe salva para efetuar o pagamento presencial com o Pix no formato offline, similar à aproximação já utilizada com os cartões.

Outro caso de uso proveniente dessa simplificação sem redirecionamento é o pagamento em e-commerces utilizando Pix. O consumidor poderá vincular sua conta previamente no marketplace de preferência e poderá efetuar o pagamento diretamente nesse ambiente, sem precisar abrir outro aplicativo ou ser redirecionado para outra aba do navegador.

Segundo o BC, ambas as opções começam a ser testada pelos bancos em novembro deste ano e devem estar disponíveis ao cliente a partir de 28 de fevereiro de 2025.

Comentários