loader

Covid-19: Bolívia deve iniciar vacina em 20 dias diz governo

O vice-ministro da Gestão do Sistema Único de Saúde, Álvaro Terrazas, explicou à Rádio EL DUTY que na Bolívia em 20 dias começarão a ser vacinados com as primeiras 6.000 doses da vacina contra o coronavírus, embora não tenha especificado qual chegará primeiro. Calcula também que as demais vacinas comecem a chegar de fevereiro a maio. Ele especificou que do Sputnik V russo serão 5,6 milhões de doses e, no caso das vacinas do mecanismo Covax, serão 2,6 milhões.

Ele confirmou que o governo nacional está apelando para dois mecanismos de aquisição de vacinas. Uma delas é a Covax, que se baseia na aliança global por vacinas e que está garantindo pouco mais de 2,6 milhões de pessoas a serem vacinadas (com AstraZeneca e Oxford), “com a qual pretendemos chegar a 20% do total A população alvo que pode ser vacinada. Essa população-alvo são os maiores de 18 anos ”, disse.

Além do mecanismo da Covax, disse que existe o mecanismo de negociações bilaterais, ou seja, entre o Estado e o Estado, ou entre o Estado e o laboratório que está a desenvolver a vacina. “Nesse caso, fechamos o primeiro acordo, o primeiro contrato com a vacina Sputnik V, que vem do laboratório de microbiologia Gamaleya, na Rússia. É o acordo que conseguimos fechar, conforme anunciou o presidente, por cerca de 2,6 milhões pessoas a serem vacinadas, que são 5,2 milhões de doses a serem utilizadas ”, disse, já que são aplicadas duas doses a cada pessoa, em um período de 21 dias.

 

 

Por Silvana Vincenti

Comentários