loader

Bolivia: Lei é promulgada para ter eleições em três meses

Em uma sessão extraordinária, realizada tarde da noite, a presidente do Senado, Eva Copa, promulgou a Lei de Expansão Eleitoral que estabelece a realização das eleições em três meses, que contará a partir de 3 de maio .

Poucas horas após a aprovação da lei de adiamento das eleições, a presidente Jeanine Añez respondeu formalmente à presidente do Senado, Eva Copa, argumentando que ela observa a regra porque ela não está de acordo com a abordagem do Supremo Tribunal Eleitoral. Ele pediu que a chefe da Câmara Alta colocasse sua observação em consideração no Congresso.

“Gostaria de propor que a redação original da referida proposta seja mantida”, diz a carta literalmente. Ele ressalta que, na abordagem original, o presidente do Corpo Eleitoral diz que será o Supremo Tribunal Eleitoral que definirá a nova data da eleição e definirá um prazo que vai de 7 de junho a 6 de setembro, com base em critérios técnicos. do TSE. Por outro lado, a lei aprovada pela maioria do MAS no Legislativo estabelece um período fixo de 90 dias para a realização das eleições.

Comentários